logos da uerj e PR-1

Guia dos Cursos de Graduação | Uerj

Engenharia de Produção (Zona Oeste)

Voltar

O Curso de Graduação em Engenharia de Produção integra a Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias (FCEE), localizada no Campus UERJ-Zona Oeste, e destina-se a formar profissionais habilitados para desenvolver projeto, implantação, operação e melhoria de sistemas produtivos de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia de forma social e ambientalmente responsável.

O curso possui disciplinas que se concentram em uma formação sólida em Física, Matemática e Química, como também em Economia e Administração. Entretanto, o aluno terá contato com disciplinas específicas da área de produção desde o primeiro ano. No último período, o aluno deverá cumprir o Estágio Supervisionado, além de realizar o Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (TCC). O curso inclui, ainda, Atividades Complementares (AC), que estimulam o discente a aprimorar sua formação, tendo-se em vista a integração entre conhecimento teórico e prático.

O curso de Engenharia de Produção dispõe de laboratórios de Informática e laboratórios didáticos de Química, Física e Metalurgia, com infraestrutura adequada para a realização de aulas experimentais. Além dos laboratórios didáticos, existem laboratórios de pesquisa nas áreas de Polímeros, Modelagem Molecular e Computacional, Tecnologia de Materiais, Nanotecnologia e o laboratório intitulado Promoção da Inovação, que tem como objetivo a qualificação de capital humano para atuar na Indústria 4.0.

Há também a Empresa Junior que, por meio de projetos, busca atender a micro e pequenos empresários dos mais variados setores, oferecendo aos discentes oportunidade de atuação prática sob a orientação do corpo docente.

Objetivo do Curso

O curso de Engenharia de Produção tem como objetivos:

1 - compreender e aplicar conhecimentos teórico-práticos e inovações tecnológicas, visando contribuir para o desenvolvimento industrial e de serviços;

2 - dotar o aluno de visão sistêmica e desenvolver o pensamento reflexivo, aperfeiçoando sua capacidade investigativa e inventiva, a fim de torná-lo um profissional capacitado para solucionar problemas de engenharia nos diversos setores da produção;

3 - despertar, desde cedo, o espírito empreendedor do aluno, estimulando-o a participar da geração de soluções inovadoras no âmbito da Engenharia de Produção e a desenvolver visão crítica para percepção de oportunidades de negócios;

4 - proporcionar a formação de um profissional que possa atuar em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;

5 - reconhecer os limites e as possibilidades da sua prática profissional.

Duração e Turno

Mínimo de 10 (dez) e máximo de 18 (dezoito) semestres. O curso tem horário integral (tarde e noite).

Estrutura do Curso

A estrutura curricular do Curso de Engenharia de Produção é semestral e se baseia no sistema de atribuições de créditos pela realização de um conjunto de atividades acadêmicas previstas como parte integrante do currículo. As atividades acadêmicas pelas quais serão atribuídos créditos são: as Disciplinas Obrigatórias e Eletivas, o Estágio Supervisionado, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as Atividades Complementares.

Disciplinas

O curso superior de Engenharia de Produção é composto por disciplinas obrigatórias que envolvem conteúdos relativos à Matemática, Física, Química, Introdução à Engenharia, Economia, Administração, entre outras, que são oferecidas nos períodos iniciais e visam à formação geral do Engenheiro.

As disciplinas obrigatórias envolvem conteúdos específicos da Engenharia de Produção nas áreas de Planejamento e Controle da Produção, Logística, Pesquisa Operacional, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Engenharia de Projeto e Produto, Gestão da Qualidade, entre outras.

O curso possui, também, disciplinas eletivas que têm por finalidade aprofundar o conhecimento em tópicos específicos, de modo que o discente possa, à sua escolha, aprimorar um determinado campo de estudo que lhe seja mais atrativo.

Duas disciplinas obrigatórias, ofertadas no último período, são Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que garantem ao graduando seguir caminhos de acordo com suas aptidões, expectativas e interesses.

Perfil do Estudante

O estudante que pretende seguir esta carreira deve ter interesse pelas disciplinas da área de exatas, como matemática, física e tecnológica, possuir aptidão para trabalhar em equipe e se comunicar, espírito de liderança e criatividade, bem como capacidade para enfrentar desafios e resolver problemas relacionados a processos produtivos de bens e serviços.

Relação Candidato/Vaga

Veja a relação candidato/vaga no site do vestibular ou na sequência: www.vestibular.uerj.br > Dados Estatísticos > Resultados Acadêmicos > Exame Discursivo – Ano ou Exame Único > Relação Candidato/Vaga.

Mercado de Trabalho

O Engenheiro de Produção formado pela UERJ-ZO é preparado para atuar nos mais variados setores como: metal-mecânico, químico, petróleo, construção civil, siderúrgico, alimentos, eletroeletrônicos, financeiro, agroindustrial, serviços, entre outros.

A demanda por engenheiros de produção no mercado é crescente, visto a sua capacidade técnica, aptidão humanística e flexibilidade para atuação multidisciplinar.

Ementário e Fluxograma

Contato

E-mail: secgraduacao.fcee@uerj.br
Site: fcee.uerj.br

Localização

Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias - UERJ - Campus Zona Oeste. Av. Manuel Caldeira de Alvarenga, 1203, Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 23070-200.

Voltar