A Agenda 2030 na Uerj é um programa criado pelo AEDA 0040/ 2019. O programa pretende integrar atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura em torno dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, reforçando os vínculos cada vez mais sólidos entre a UERJ e as sociedades fluminense e brasileira.
Seu principal objetivo é estimular, em temas relacionados aos ODS, a inserção de seus conteúdos em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Esse ano, no cadastramento dos projetos para a Semana de Graduação, inserimos duas questões: a primeira para mapear se os coordenadores de projetos conhecem a Agenda 2030 e a segunda questão para identificar possíveis articulações dos projetos aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
E Você? Conhece a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a chamada Agenda 2030? Ainda não conhece?
Em 2015, a Organização das Nações Unidas lançou a chamada Agenda 2030, com 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, que compõem um conjunto de 169 metas, que, se forem aplicadas pelas diversas nações, buscarão o desenvolvimento de um planeta mais sustentável, maior prosperidade, vida mais saudável e com qualidade de vida para todos, onde ninguém será deixado para trás.
Um dos grandes objetivos dessa agenda global é fortalecer governos e sociedade, para que, em nível local, implementem intervenções e alcancem as metas estabelecidas. Na Uerj não é diferente. Devemos dar o exemplo, buscar iniciativas diversas e mapear as que já existem para construir uma UERJ mais sustentável.
E se você ainda não conhece essa agenda, procure conhecê-la. Veja como seus projetos, suas iniciativas dentro da nossa universidade estão alinhadas com esses 17 objetivos ou com algumas das 169 metas da Agenda 2030!
Vamos tornar a UERJ uma universidade mais sustentável.
Saiba mais em: https://www.agenda2030nauerj.org