Pró-reitoria de Graduação

Tem como responsabilidade primordial a formulação e o acompanhamento da política de ensino de graduação da Universidade, assim como a gestão da vida escolar do aluno, desde o ingresso até à colação de grau e o registro do diploma.

Para o planejamento e a execução de suas ações, estrutura-se em seis departamentos — Departamento de Administração Acadêmica (DAA), Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica (DEP), Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Departamento de Desenvolvimento Acadêmico e Projetos de Inovação (Dapi), Departamento de Políticas e Ações em Educação a Distância (Dpaed) e Departamento de Estágios e Bolsas (Cetreina).

Em termos de trabalho colegiado, conta ainda, com a colaboração de um Fórum de Coordenadores de Graduação e o Colegiado de Licenciaturas.

A formulação de políticas, por sua vez, é compartilhada com a Comissão Permanente de Graduação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe). Tais políticas — baseadas no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão — se correlacionam às propostas que vêm sendo levadas a efeito pelo Fórum Brasileiro de Pró-reitores de Graduação (Forgrad), objetivando a formação de profissionais de excelência e de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa.

Gabinete da Pró-reitoria de Graduação

Localização: sala T.031 – Campus Maracanã
Telefones: 2334-0682 / 0683 / 2137 / 2155
E-mails: pr1@uerj.br

Pró-Reitor

Antônio Soares

Formado em Geografia pela Uerj no ano de 1990. Concluiu o mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1997 e doutorado em Geologia, na área de concentração de Geologia de Engenharia e Ambiental, também na UFRJ em 2006. Retornou à Uerj em 2009 como professor na área de Pedologia, no Instituto de Geografia (Igeog). Atualmente, é professor associado, pró-cientista e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Uerj (PPGeo).

Foi vice-diretor do Igeog, de 2020 a 2023. Desenvolve pesquisas na área da ciência do solo. Coordena diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento que abordam o aproveitamento de resíduos da mineração, mapeamento de solos, degradação e contaminação do solo e da água, mapeamento do estoque de carbono do solo, serviços ecossistêmicos, entre outros temas.

Chefia de Gabinete
Tarsila Lima