Projeto de Extensão “Vem pra Universidade” fortalece vínculos com empreendedorismo estudantil e expande atividades de orientação na Uerj

No âmbito de uma colaboração sinérgica, o Projeto de Extensão “Vem pra Universidade” ligou-se ao espírito empreendedor das alunas Polyana Melo, Vitória Torres, Letícia Hagler e Isabela Vieira, do bem-sucedido movimento “Vem pra Uerj”, alçando novas dimensões. O coletivo engajado, composto por essas quatro alunas e voluntários, já vinha trilhando um caminho de sucesso, proporcionando visitas guiadas às instalações do campus da Uerj no Maracanã, direcionadas aos estudantes do ensino médio das escolas públicas.

Da esquerda para a direita, Waltemyr Santoro (PR-1), Nelma Felippe (PR-4), Maria Beatriz Porto – Coordenadora do Projeto Vem pra Universidade – PR-1), Polyana Melo, Vitória Torres, Isabela Vieira, Pablo Fontes, Prof. Arthur Luiz e Letícia Hagler.

À medida que as atividades vão ganhando espaço, emerge uma iniciativa adicional: a oferta de “aulões” preparatórios antes das etapas do Vestibular da Uerj. Esta ação visa animar os aspirantes a universitários com o verdadeiro espírito acadêmico, familiarizando-os com o ambiente de pertencimento e munindo-os com o conhecimento necessário sobre as opções de ingresso e permanência na nossa Universidade.

Desdobramento natural de êxito, o projeto “Vem pra Universidade” empreende-se como sequência direta do bem-sucedido projeto “(En)Caminhando à Universidade”, concretizado em colaboração com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) durante o ano de 2022. Seu objetivo primordial repousava na disseminação, junto aos alunos do ensino médio das escolas públicas, de informações sobre os cursos, formas de ingresso e de permanência, sistema de cotas, formato das provas, diretrizes para a obtenção de isenção de taxas e outros tópicos correlatos.

Os resultados e produtos oriundos desta colaboração com a Seeduc encontram-se detalhados no website www.vemprauniversidade.uerj.br. Apesar do encerramento formal da parceria, a semente do propósito perseverou na Pró-reitoria de Graduação e, hoje, floresce na concepção e desenvolvimento do Projeto de Extensão “Vem pra Universidade”. Esta inciativa resiliente se destina a prosseguir na ampla divulgação de informações sobre a Universidade entre aqueles que almejam trilhar os caminhos da Uerj, reconhecida com a mais inclusiva e diversa do país.

* Imagens do “aulão” clicadas por Diedro Barros, em 15 de agosto de 2023, no Teatro Odylo Costa, Filho, na Uerj.

Endereço
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho | Bloco F, Sala T 031 – 20550-900, Maracanã, Rio de Janeiro RJ

Telefones

pr1@uerj.br