Partiu Japão!!! Alunos do CAp-UERJ vão cursar a graduação no Japão

O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) teve, mais uma vez, três alunos aceitos para cursar a graduação na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS), com bolsa integral de quatro anos do governo japonês.

Os aprovados foram:

Sarah Sprogis Brito Batista
Maria Manuela Monteiro Matos
João Pedro Ribeiro Deolindo

Parabenizamos João Pedro, Maria Manuela e Sarah Sprogis aprovados para a TUFS – Tokyo University of Foreign Studies – e ao CAp pela formação exemplar que vem dando aos alunos.

Todo ano, no início do primeiro semestre, uma palestra de apresentação da TUFS e do curso é feita no CAp. Os alunos interessados em cursar a graduação na TUFS são informados dos pré-requisitos e detalhes sobre o curso antes de se candidatarem à vaga. Por exemplo, não é preciso já ter domínio prévio do idioma japonês, apenas do inglês. Para a seleção final, ocorre uma entrevista em inglês por videoconferência, com professores da TUFS.

Esta é a nona edição do Vestibular Especial TUFS, fruto do convênio de cooperação e intercâmbio entre as duas universidades, firmado em 2000. Ao todo, já foram beneficiados 24 alunos. Atualmente, há onze ex-capianos estudando na TUFS, três dos quais sem bolsa. Embora todos os alunos do CAp saiam do Brasil com bolsa para estudar na TUFS, há uma série de exigências a serem cumpridas para a manutenção desta.

Vale notar que a TUFS e a UERJ têm ajudado os alunos que perderam a bolsa do Ministério da Educação japonês (MEXT) a procurar e conseguir bolsas alternativas, que possam ajudá-los a se manter no Japão. Além disso, a maioria dos alunos têm sido bem-sucedida em encontrar trabalhos de meio-período conciliáveis com seus estudos.

“A vida no Japão tem se mostrado muito desafiadora para esses jovens recém-formados do CAp, mas vê-los perseguirem o sonho da formatura mesmo sem bolsa no Japão é algo realmente incrível e que, sem dúvida, vai deixar um impacto muito positivo para aqueles que perseverarem e conseguirem superar esse desafio”, afirma a Profa. Elisa Figueira, coordenadora do processo seletivo e professora do setor de Japonês do Instituto de Letras da Uerj.

Dos alunos já formados que retornaram ao Brasil, três conseguiram revalidar seus diplomas como Bacharel em Relações Internacionais e três estão em processo para a revalidação como Bacharel em Letras – Português/Japonês, todos pela UERJ.

@‌uerj.oficial #uerj @‌comuns.uerj @capdauerj #capuerj @‌cehuerj #cehuerj