II Seminário Institucional conjunto PIBID-RP da Uerj

Nos dias 13 e 14 de março de 2024, o Departamento de Desenvolvimento Acadêmico e Projetos de Inovação da Pró-reitoria de Graduação realizou o II Seminário Institucional conjunto PIBID-RP da Uerj.

O Seminário reuniu os subprojetos Uerj ingressantes, em 2022, nos Programas Institucionais de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP) da CAPES, mostrando o trabalho desenvolvido nas escolas públicas parceiras pelas licenciaturas da Uerj participantes dos programas: Pedagogia, Artes, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Sociologia.

A mesa de abertura abordou o tema: “Perspectivas futuras do Pibid e RP na Uerj” com os professores Priscila Petito e Alan Freitas, coordenadores institucionais dos programas na Uerj.

O Programa Residência Pedagógica tem por objetivo fortalecer a formação prática dos licenciandos dos anos finais do curso, promovendo experiência profissional docente por meio da regência em sala de aula com acompanhamento do professor da escola.

Por outro lado, o Pibid oferece aos licenciandos, na primeira metade de seus cursos, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica.

Ambos os Programas, PIBID e RP, fazem parte da política do MEC para o aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura, no que tange ao cotidiano e a prática profissional na escola. Os dois programas concedem bolsas aos alunos participantes dos projetos desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com a rede pública de ensino.

#pibid #ResidenciaPedagogica #uerj #mec #capes #graduacao #licenciaturas @‌capdauerj