Estudo na Uerj prevê expansão da dengue devido às mudanças climáticas: alunos bolsistas se destacam no projeto de pesquisa

Um estudo conduzido na Uerj examina a relação entre a dengue e as mudanças climáticas, prevendo uma expansão da doença devido ao aumento das temperaturas. Utilizando modelagem climática, a pesquisa projeta um aumento nos casos de dengue até 2070, mapeando áreas suscetíveis no estado do Rio de Janeiro. Com as mudanças climáticas, espera-se que a dengue se torne mais comum em regiões antes menos propensas, deixando de ser sazonal. O estudo destaca a importância da atuação pública contínua para prevenção da doença, sugerindo políticas adaptativas e um novo planejamento de ações de saúde.

A pesquisa resultou na publicação do artigo Climate change and risk of arboviral diseases in the state of Rio de Janeiro (Brazil) (“Mudança climática e risco de arboviroses no estado do Rio de Janeiro”, em tradução livre), assinado pelos professores Antonio Carlos da Silva Oscar Júnior, do Instituto de Geografia da Uerj, e Francisco de Assis Mendonça, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na revista científica Theoretical and Apllied Climatology, da Springer.

Além disso, o projeto envolve alunos bolsistas da Uerj, incluindo aqueles de Iniciação Científica, mestrado e doutorado, que participam ativamente do controle e mensuração de larvas em diversas estações meteorológicas no estado. Essa pesquisa colaborativa também inclui especialistas de outras instituições, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), demonstrando uma abordagem interdisciplinar para enfrentar o desafio da dengue em meio às mudanças climáticas.

Este projeto não apenas fortalece a formação acadêmica dos estudantes, mas também os conecta com redes de pesquisa de renome nacional e internacional. Instituições como UFPR, UFRJ e INPE no Brasil, juntamente com a Universidade de Moncton no Canadá e Rennes na França, proporcionam uma plataforma global para troca de conhecimentos e experiências ampliando o escopo de formação dos nossos alunos. Temos, ainda, o exemplo de um aluno da graduação que apresentou a pesquisa no Congresso Mundial de Saúde Pública, em Roma, na Itália, e no Simpósio Brasileiro de Climatologia em Guarapuava, Paraná.

Um destaque do projeto foi a participação de alunos de iniciação científica no Congresso Internacional de Riscos em Portugal no ano passado. Essa oportunidade singular não apenas ofereceu um palco internacional para a apresentação de seus trabalhos, mas também abre portas para futuras colaborações.

Além disso, o apoio financeiro desempenha um papel crucial no sucesso acadêmico da pesquisa. Bolsas de Iniciação Científica da FAPERJ, CNPq, Tecnológica do CNPq e Estágio Interno Complementar da Uerj garantem que os estudantes tenham recursos adequados para sua participação.

#uerj @‌faperj #febf #ffpuerj #iprj #fatresende #uerjzonaoeste #uerjpetropolis #esdi #uerjcabofrio #geografia @‌igeog @cnpq #IniciacaoCientifica @‌ufpr @ufrj @‌inpe #climatologia

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Endereço
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho | 
Bloco F, Sala T 031
20550-900, Maracanã, Rio de Janeiro RJ

Telefones
(21) 2334-0682 / 0683

E-mail
pr1@uerj.br

© 2024 PR-1 UERJ – Todos os direitos reservados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo