Como garantir sua vaga em uma Universidade Pública

Conheça todas as possibilidades para você conseguir sua vaga em um dos 77 cursos de graduação da UERJ. A UERJ hoje está presente em vários campi e unidades externas:

– Rio de Janeiro (capital)
Campus Maracanã, Biomédico I e II
Escola Superior de Desenho Industrial

Rio de Janeiro
13 Polos Regionais CEDERJ em todo o Estado

Duque de Caxias
– Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF)

São Gonçalo
– Faculdade de Formação de Professores (FFP)

Nova Friburgo
– Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ)

Resende
– Faculdade de Tecnologia (FAT)

Petrópolis
– Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Campo Grande
– UERJ Zona Oeste

Cabo Frio
– Futuro campus

FORMAS DE INGRESSO NOS CURSOS DA UERJ

Primeiro ingresso
1- Vestibular da UERJ (para cursos presenciais)
2- Vestibular do CEDERJ (para cursos semipresenciais)
3- Nota do ENEM

Para quem já tem um curso superior
4- Transferência Externa
5- Aproveitamento de Estudos

1- O Vestibular da UERJ acontece uma vez por ano. Em seu formato original, tem duas provas de qualificação e uma final discursiva. Você pode participar das duas provas de qualificação. Neste caso, vai concorrer na fase final (etapa discursiva) com a maior nota obtida nos exames de qualificação.

2- A UERJ oferece cursos semipresenciais por intermédio de vestibular organizado pelo CEDERJ. Os estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia têm atendimento nos polos regionais, que são a referência física da universidade no município que você escolhe para estudar.

É neste local onde você encontrará todo o apoio necessário para os seus estudos: secretaria, laboratório de informática, biblioteca, sala de estudos, salas de tutoria, laboratórios de Biologia, Física e Química. Saiba mais em: https://www.cecierj.edu.br/

3- A UERJ também permite a entrada de estudantes com a Nota do ENEM nas vagas remanescentes que não são preenchidas nos seus vestibulares regulares. Fica de olho na publicação dos editais específicos para este processo seletivo.

4- Se você estuda em outra Instituição de Ensino Superior (IES) e deseja se transferir para a UERJ, poderá participar de editais de transferência externa. Os editais são publicados de acordo com as vagas oferecidas pelas Unidades Acadêmicas.

5- Se você já tem uma graduação e quer fazer outro curso de nível superior na UERJ, pode concorrer às vagas oferecidas pelas Unidades Acadêmicas de acordo com os critérios estabelecidos nos editais de Aproveitamento de Estudos.

Sobre o ingresso pelo Sistema de Reserva de Vagas

Em todas as alternativas de ingresso, você pode usar o Sistema de Reserva de Vagas, que é uma política de ação afirmativa definida em lei, que reserva para os candidatos comprovadamente carentes,
o percentual de 45% (quarenta e cinco por cento) das vagas oferecidas na UERJ, distribuído pelos seguintes grupos de cotas:

• 20% das vagas reservadas a negros, indígenas e alunos oriundos de comunidades quilombolas;

• 20% das vagas reservadas a alunos oriundos de ensino médio da rede pública, seja municipal, estadual ou federal e

• 5% das vagas reservadas a estudantes com deficiência, e filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão de serviço.

Agora que você já sabe como entrar na UERJ, vamos explicar quais são as bolsas e auxílios financeiros a que você poderá ter acesso para apoiar a sua permanência e ter sucesso acadêmico do ingresso à diplomação!

A UERJ oferece diversos programas de assistência estudantil para cotistas e também para alunos da ampla concorrência em situação de vulnerabilidade social. Dentre as bolsas e auxílios criados, podemos citar:

• Bolsa Permanência (para cotistas)
• Bolsa Apoio à Vulnerabilidade Social (para estudantes de ampla concorrência))
• Auxílio Material Didático
• Auxílio Creche
• Auxílio Transporte
• Auxílio Alimentação

Mais informações sobre as bolsas e auxílios, acesse www.pr4.uerj.br

Projeto (En)Caminhando à Universidade
Uma parceria UERJ/SEEDUC

Desejamos que os estudantes do nosso Estado do Rio de Janeiro possam conhecer e saber das condições de acesso e permanência no Ensino Superior, garantindo outras possibilidades em sua trajetória!

Quer saber mais sobre o Vestibular da UERJ e seus cursos?

Acesse os links abaixo:
www.vestibular.uerj.br
www.vemprauniversidade.uerj.br

E aqui neste site, clique no link PUBLICAÇÕES e acesse:
– Guia dos Cursos de Graduação
– Manual do Estudante
– Prático de Navegação Uerjiana – Manual do Calouro

Acesse também as redes sociais oficiais da UERJ.
Fica de olho nas datas e leia os editais!

#febf #fatresende #iprj #ffpuerj #esdi #VEMPRAUNIVERSIDADE #vemprauerj
#uerj #uerjresiste #UerjZO